FICÇÃO CIENTÍFICA: tem como não amar?

“é que a televisão me deixou burro, muito burro demais… e agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais…” (Os Titãs do iê-iê-iê)

Acabo de reler o livro Fahrenheit 451, que escrito nos anos 1950, antecipou com assustadora precisão, certas atitudes da sociedade contemporânea.
É um clássico da literatura de ficção, quem já leu conhece a história. Quem ainda não leu não quer que eu estrague a surpresa. Então, nada de spoilers, vou só transcrever um comentário (já de vários anos atrás) do autor:

“Escrevendo Fahrenheit 451, eu pensei que estava descrevendo um mundo que talvez “aconteceria” em 4 ou 5 décadas. Mas a algumas semanas atrás, numa noite em Beverly Hills, um casal passou por mim caminhando com seu cachorro. Eu fiquei olhando para eles, absolutamente pasmo. A mulher segurava em uma mão um rádio, em forma e tamanho mais ou menos de um pacote de cigarro, com uma antena balançando. Dele saía um minúsculo cabo de cobre que terminava em um delicado fone em forma de cone ligado na sua orelha direita. E ela ia “voando”, sonâmbula, esquecida do homem e do cão, escutando à novela que tocava no rádio, guiada por seu marido que provavelmente não estava nem aí. Isso não era ficção.” Ray Bradbury

Aí fecho o livro e penso um minuto ou dois na minha própria condição existencial atual… Perturbador.

fahre451

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões. Belíssimas ocasiões, diga-se de passagem!
Esse post foi publicado em ARTIGOS, VARIEDADES e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

