A situação na Coréia (Uma análise superficial)

korea-sul-norte

Nos últimos dias algumas pessoas tem me questionado acerca do estado de guerra na região das “Coréias”. Como professor de história, julgam-me apto a ter uma opinião conclusiva acerca de qualquer guerra que ocorra. Na verdade habilitaria-me muito mais a falar do que houve na década de 1950, mas enfim…

Em minha modesta opinião, o presidente Kim Jong-Un está sozinho nessa. Além de toda a opinião pública ocidental, até mesmo a sua antiga aliada nos anos 1950, China, após o último teste nuclear de dias atrás acabou apoiando as severas sanções impostas aos norte-coreanos.

Sobre o arsenal nuclear norte-coreano ninguém sabe coisa alguma, devido ao fato de ser esse país o mais fechado do mundo na atualidade. Mas os analistas estimam que seja reduzido, visto que a economia norte-coreana não tem lá tanto potencial para financiar um número ilimitado de ogivas. Até mesmo sobre os foguetes testados recentemente e que seriam os responsáveis por levarem as bombas, pairam dúvidas sobre seu alcance e capacidade de carga.

Mas digamos que ocorresse de fato um ataque sobre a Coréia do Sul ou mesmo alvos americanos no pacífico. As forças de terra da Coréia do sul são hoje melhor aparelhadas do que nos anos 1950 (na época elas se equivaliam e o sul só levou vantagem após a ajuda americana) e mesmo sendo em menor quantidade, acredito que poderíamos esperar uma retaliação por terra feroz e mortal dos sul-coreanos. Sem falar no apoio americano, que mesmo que ficasse restrito à força aérea e à marinha ainda assim seria arrasador.

Então a coisa fica nesse pé. Mesmo que  Kim Jong-un seja louco a ponto de cumprir as suas ameaças, não acredito que estejamos ainda no limiar da terceira guerra mundial. Seria mais um conflito regional, talvez como o Iraque e o Afeganistão. Nada com que nós brasileiros devamos nos preocupar nesse momento. 

Mas isso, é a minha opinião. Em se tratando de política internacional tudo pode ser bem diferente do que se vê. Aguardemos portanto os próximos capítulos.

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em ARTIGOS e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A situação na Coréia (Uma análise superficial)

  1. AntimidiaBlog disse:

    Velho, “Nada com que nós brasileiros devamos nos preocupar nesse momento”, foi muito mal colocado. Em que sentido não precisa se preocupar? Mesmo com a guerra não chegando até aqui, nem nós precisando ir até ela, há muito para se preocupar. Pode não mudar a rotina das pessoas por aqui, mas a bilhões de formas de isso afetar nossas vidas além de um eventual ataque biológico com bombas de varíola. Sem falar na vida de quem está lá? Esta frase me incomodou mesmo! Apelos humanitários a parte………vamos ver como o locão acorda na quarta-feira!

    • Tiago disse:

      Bom, esse post é uma espécie de resposta aos questionamentos que recebi. De fato da forma como foi colocado ali, sem muita contextualização pegou mal, admito.
      Contudo o que eu tinha em mente era dizer que a princípio não há o risco de termos de enviar soldados e alterarmos a planta de nossas fábricas para fabricação de armamentos.
      Claro, que em relação aos fatores citados por você, deveríamos estar bastante preocupados.
      É esperar pra ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s