Peso e Leveza

No livro “a insustentável leveza do ser” o escrito tcheco Milan Kundera nos leva a refletir sobre a ambígua teoria dos contrários de Parmênides, que diz ser o mundo organizado em duplas de contrários (frio-quente, claro-escuro, grosso-fino…) que seriam baseadas no conflito positivo x negativo, Kundera nos incute a dúvida: o que será negativo em se tratando de leveza e peso? Os filósofos antigos diziam que o leve era positivo, será que estavam certos?

Questiono isso pois deveria estar extremamente leve na atualidade. Concluí meu artigo de conclusão da pós-graduação, fui aprovado na primeira fase do concurso que disputei, entreguei as notas do terceiro bimestre de meus alunos, já decidi meu voto para o próximo domingo, já sei o que vou querer de 2013… Aparentemente não pesam mais sobre meus ombros quaisquer responsabilidades, mas ainda assim não me sento muito positivo. Foi-se o peso de tomar as decisões, de fazer as escolhas, de assumir compromissos inadiáveis, mas ainda assim a ausência disso tudo não é bem o poço de leveza com que eu sonhara…

… dá o que pensar, hein?!

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em PROSA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s