FERRAMENTAS EDUCACIONAIS: Programa Hot Potatoes

Desde ontem a Escola Profª Elza Mancellos de Moura, de Guarujá do sul, onde estou lecionando a disciplina de inglês (cobrindo uma licença de 20 dias), está realizando um curso voltado para o uso de ferramentas educacionais com a instrutora Naiara Sebben.

Dentre as ferramentas mostradas pelo curso destaco uma que certamente será de grande valia para todos os profissionais da educação:

Hot Potatoes é um conjunto de seis ferramentas de autoria, desenvolvidas pela equipe da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interativos utilizando páginas da Web. A interatividade dos exercícios é obtida através do uso de JavaScript, e funcionará perfeitamente com as versões 4 ou superiores do Netscape Navigator e do Internet Explorer, tanto em plataformas Windows como Macintosh. Duas das ferramentas, JMatch e JMix podem produzir exercícios de “arrastar e soltar”, observando porém que estas funções somente funcionarão com as últimas versões dos navegadores. As ferramentas de autoria admitem também caracteres acentuados, o que possibilitará a criação de exercícios em qualquer língua baseada no conjunto de caracteres do alfabeto romano, incluindo o francês, o alemão e outras línguas européias.

Embora o Javascript seja utilizado na construção dos exercícios, não é preciso saber sobre JavaScript para poder utilizar estas aplicações. É só introduzir os dados, textos, perguntas, respostas, e o programa se encarregará de gerar as páginas Web. Posteriormente pode-se publicar estas páginas em um servidor Web. Apesar disso, os programas estão projetados para que quase todos os elementos 27 das páginas possam ser personalizados; assim possuindo conhecimento em HTML ou JavaScript, pode-se realizar quase todas as modificações desejadas, nos exercícios ou no formato das páginas Web.

MARTINS, Ademir: Introdução ao Hot Potatoes. Disponível em: <http://www.pgie.ufrgs.br/dicasonline/hotpotatoes/intro.htm&gt; Acesso em: 10 nov.
2010.

Links:
Tutorial e exemplos:
http://guida.querido.net/hotpot/index.html

E depois eu vou postar aqui um pequeno exemplo de um quiz interativo que fiz. São questões genéricas em inglês apenas a título de demonstração.

(vai ser depois porque a internet aqui do lab de info está terrível…)

Pré-visualizar aqui: http://anexosmeus.blogspot.com.br/2012/05/quiz-criado-pelo-hot-potatoes.html

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em ARTIGOS, VARIEDADES e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s