Futebol na TV: Indignação

Escrevo tomado de um sentimento de grande indignação.
Amanhã tem a estréia do Inter, atual campeão da América, na Copa Libertadores da América. E nenhuma, repito, nenhuma transmissão está agendada em rede aberta ou fechada desse jogo para todo o território nacional.

Agora a noite saiu um rumor de que a globosat, que detém os direitos de exibição no Brasil, vai abrir algum canal pago para transmitir esse jogo. Ameniza um pouco a situação, já que o Sportv transmite a estréia do Cruzeiro e no Sportv 2 passará a estréia do Flamengo na Copa do Brasil. Mas e quem não tem TV paga?

No Rio Grande do Sul a RBS, afiliada Globo vai transmitir a partida, contudo a mesma RBS em SC tem na grade agendado o jogo do Flamengo. E aqui começa a minha indignação.
Nas demais regiões brasileiras a grande maioria torce pra clubes do eixo Rio-SP então é compreensível o jogo do Flamengo, mas eu moro em SC, torço para o inter, e mesmo que torcesse para o Corinthians, ou o Botafogo, preferiria mil vezes ver um jogo de Libertadores do que um da Copa do Brasil! Libertadores leva ao mundial, Copa do Brasil leva a Libertadores.
Percebem a inversão de valores? Em termos midiáticos, mais vale disputar a Copa do Brasil do que o mais tradicional campeonato de clubes do continente americano! Um absurdo!

Poxa, se fosse um jogo do campeonato catarinense eu até aceitaria, mas deixar de transmitir o jogo do Inter, sendo que tem muito colorado (gaúchos de um modo geral) espalhado pelo nosso estado, pra passar o jogo do flamengo??? Eu não me conformo.

Até entendo que existe o fator Ronaldinho, mas ainda assim é inexplicável.
Acredito que haja muito torcedor do bom futebol pensando o mesmo que eu, libertadores é muito mais importante que copa do Brasil. Então em nível de audiência, acredito que não daria muita diferença.

O que você pensa a respeito? Concorda? Deixe seu comentário, vamos tentar abrir uma discussão sobre isso. Algo precisa ser pensado. Falam tanto nesses direitos de transmissão está na hora de repensar isso.
Os clubes fora do Eixo Rio-SP acabam ficando muito prejudicados. Acho que deveria haver uma imposição maior por parte dos clubes gaúchos, mineiros e do nordeste, para que na próxima concessão dos direitos trabalhem no sentido de exibirem um maior número de partidas para a Região de cada Clube.

Uma idéia: Colocar em votação os jogos da semana, para o telespectador escolher. Nos moldes da sessão de filmes que a Rede TV! tinha alguns anos atrás. O jogo mais votado em cada região entraria na grade. Seria mais interativo e democrático.

 

Mas enquanto isso não acontece, me indigno! Pois é isso que resta. E acompanhar o jogo pelo rádio ou com as imagens piratas via internet ou AZbox e similares.

Ass: torcedor de futebol indignado.

______________________________

 

Alguém mais disposto a começar uma campanha na internet a favor de discutirmos a regionalização das transmissão de tv???
Chega de engolirmos jogos do eixo RJ-SP goela abaixo!

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em ESPORTE e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Futebol na TV: Indignação

  1. é, tiago, existe realmente uma inversão de valores. não é a primeira vez que isso acontece, tu sabes. e não será a última. o erro todo, a meu ver, está nesse quase monopólio sobre a transmissão de jogos aqui no país. a globo, se não adquire tudo, faz quase isso, então que não existe concorrência, e ela passa o que quiser passar nos seus canais principais e filiados, pouco cuidando da localidade de cada região e dos times próximos a essas localidades.

    o que fazer? não sei. não acho boa a ideia de votação. a emissora se sustenta por si própria quando faz o que o público quer assistir, como ao passar jogos de times de grandes torcidas no país todo.

    talvez se os jogos fossem divididos entre outras emissoras interessadas, cada uma passando um, e assim oportunizando aos telespectadores, de canais abertos ou fechados, assistirem ao maior número possível de jogos. mas para se chegar a isso, sei lá como, afinal, toda a tabela do ano no futebol é feita com base nos horários propostos pela globo. somos refens de que compra os campeonatos. e de quem os vende também.

    abraços.

    • Tiago disse:

      Verdade, fizeste uma boa análise.
      Ainda vai demorar pra resolvermos isso.
      Acho essa sua idéia da divisão entre várias emissoras muito boa.
      e pelo que li hoje se a record ganhasse essa seria a idéia deles.

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s