GRIPE

A gripe é uma infecção viral comumente causada pelo vírus Influenza. Muitos confundem a gripe com os resfriados, mas são doenças absolutamente diferentes (para saber mais clique aqui). Ao longo do tempo o vírus Influenza sofreu muitas mutações e essas mutações atualmente provocam cerca de 130 diferentes variações de gripe por todo o mundo. Algumas das mais conhecidas são a gripe A (H1N1), a gripe aviária (H5N1) e a que provocou a gripe asiática em 1957 (H2N2).

Segundo a Revista Época o vírus da gripe tem 80 milhões de anos. A sua principal característica é a espantosa capacidade de mudar tão logo o organismo humano crie anticorpos. O vírus segue sua mutação de tal maneira que a cada 30 anos ressurge em uma nova versão, muitas vezes fatal. Em épocas pré-históricas, a gripe já atacava pequenos roedores, passando depois para mosquitos e carrapatos. Esses animais se tornaram imunes, mas o vírus seguiu se reproduzindo e se adaptando às mudanças climáticas do planeta.

Devido a sua mutabilidade contra esse vírus nunca houve remédio eficiente. Atualmente temos vacinas anti gripe, mas essas vacinas contemplam geralmente apenas os três tipos de vírus que estejam mais em evidência, deixando o organismo aberto aos outros tipos.

Ao longo da História, a doença tem sido a causa de grandes mortandades. A mais espantosa de todas as pandemias teve época entre os anos de 1917 a 1919. O mundo atravessava a primeira Guerra Mundial e ainda teve de ver milhões de pessoas serem dizimadas pela Gripe Espanhola, que ficou conhecida com este nome, pois foi em tesrritório espanhol que provocou o maior número de mortes, embora tenha alcançado a índia, sudéste asiático, Japão, China, América central e inclusive o Brasil, onde matou o presidente, então recém eleito, Rodrigues Aves.

Os mortos dessa pandemia alcançam a casa dos 20 milhões, cerca de 1% da população global na época. Segundo Mario de Morais “Em nosso país, só no Rio de Janeiro e São Paulo morreram 20 mil enfermos em apenas dois meses. Entre eles, o presidente Rodrigues Alves (1832-1919). Em 1918 ele fora eleito para um segundo mandato, mas não chegou a tomar posse. O primeiro mandato fora de 1902 a 1906. E a vida, mais uma vez, mostrou-se irônica, já que Rodrigues Alves instituíra a vacina obrigatória contra a varíola, numa polêmica campanha comandada por Osvaldo Cruz, que enfrentou a Revolta da Vacina em 1906”.

Na verdade, nunca se soube ao certo quantos brasileiros foram vitimados pela gripe espanhola, mas quando ela sumiu misteriosamente, os mais conceituados virologistas vaticinaram que mais cedo ou mais tarde uma pandemia semelhante atacaria o nosso planeta. “Só não sabemos quando. Se daqui a um ano, ou a um século…”

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em ARTIGOS e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para GRIPE

  1. Pingback: H1N1. De novo. | Eu vou morrer sem escovar os dentes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s