Quem é Deus?

Estou usando parte do meu tempo livre para refletir acerca da pergunta título dessa postagem.

Pretendo em breve iniciar um projeto de pesquisa nesses termos: Quem de fato é Deus?

Cada civilização tinha a sua forma própria de representar as suas divindades. Acredito que se colocar lado a lado essas diferentes representações devo chegar a um denominador comum. A esse denominador poderei então dar o nome de DEUS.

Parto da hipótese de que os diferentes deuses existentes (Rá, Brahma, Allah, Jeová, Zeus…) são apenas aspectos diferentes (ou nem tanto) de uma mesma divindade. Assim seria como um quebra cabeças que ao ser completo vai nos dar a resposta final.

Utópico? Talvez, mas gosto de grandes desafios.

Na adolescência fiz muitas pesquisas.  Eu já pesquisei, por exemplo, sobre as tribos nativas americanas. E isso numa época sem internet… Usava como fontes livros de faroeste, livros sérios, revistas, etc. Cheguei perto de duas centenas de nomes de tribos ou clãs. A pesquisa perdeu a graça quando encontrei um livro de Rondon sobre os índios brasileiros onde trazia a maioria das tribos nacionais. Isso me desistimulou, afinal minha pesquisa não era mais inédita…

Depois veio a fase futebol. Garimpava os noticiários esportivos e as seções de esporte dos jornais a procura de clubes desconhecidos. Essa fase também teve um fim trágico: comprei uma revista Placar onde num encarte vinha um ranking de clubes. Nesse ranking tinha uma boa parte dos clubes que eu arduamente juntara. Muita facilidade, que decepção.

Tive também por essa época outro projeto que não vingou: nome de cantores/ bandas. Também utilizava os jornais e os programas de rádio. Vivia com um bloquinho de anotações no bolso, atento a algum nome novo… Semana passada ainda encontrei uma folha com parte do meu catalogo… Bons tempos.

Assim, justifica-se minha vontade de realizar essa pesquisa. É claro que agora não vai ser apenas um processo de catalogar nomes, mas sim uma  análise das características dessas diferentes divindades.

Só espero que não surja antes um livro com a mesma temática…

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em ARTIGOS e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s