Descobrimento do Brasil

Já se passaram 509 anos e, claro, muita coisa evoluiu. Outras contudo, regrediram. Falta Ética, falta Cidadania, falta honestidade, falta VERGONHA NA CARA de muita gente por aí.

Ontem, 21 de Abril, feriado. Precisei fazer um servicinho na empresa. A lanchonete onde costumo tomar meu café da manhã estava fechada e fui em outra. Bem no centro de Jaraguá do Sul. Tomei meu café assistindo na TV os jornalistas comentarem sobre a “farra das passagens” e ouvi o balconista conversar com alguns clientes completamente indignado com o rumo que o país está tomando.

Dizia ele:

– É corrupção que não acaba mais…

Pensei comigo:

– Aí está um daqueles brasileiros que não aguenta mais ver essa corrupção, que com certeza fere seu senso ético.

Fiquei feliz.

Qual não foi minha surpresa quando minutos depois, ao pedir a nota fiscal para apresentar ao patrão no outro dia recebo o seguinte comentário:

– Fazer no valor ou quer levar um trocado em cima?

Fiquei estupefato! Como pode alguém que há menos de dez minutos reclamava da CORRUPÇÃO me fazer tal sugestão? Isso colocava por terra toda a sua argumentação indignada de minutos atrás. Pois se usar dinheiro público para gastos pessoais é corrupção, usar dinheiro da empresa também é!

Por essas e outras digo, falta educação pra esse país, falta vergonha na cara, falta descobrir o Brasil!

O Brasil procura os verdadeiros Brasileiros. Aqueles que ainda podem cantar com toda força: EU NÃO VOU TE TRAIR!

“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.” (Martin Niemoller)

Dizia Martin Luther King: O que me preocupa não é a violência dos malvados, mas sim o silêncio dos inocentes. Preciso dizer mais alguma coisa?

Diz o adágio, Quando os bons se omitem, os malvados tem sua vez. Então é preciso PROTESTAR, erguer a voz contra aquilo que percebemos errado!

ACORDA BRASIL. O tempo tá passando, mas ainda dá tempo… Vejo um Brasil melhor no futuro.

Falta apenas começarmos a construí-lo.

BRASIL

BRASIL


Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões. Belíssimas ocasiões, diga-se de passagem!
Esse post foi publicado em ARTIGOS e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Descobrimento do Brasil

  1. Aline Pacheco disse:

    Olá!
    Adorei o seu post (e todo o blog)! De verdade! Uma vez isso aconteceu comigo… não o fato de ter escutado o comentário, mas o fato de terem me feito a mesma pergunta. Fiquei tão abismada que na hora não tive reação, simplesmente falei “Não”. Mas acho que fiquei com uma cara tão enojada que ao final o rapaz pediu “desculpas por qualquer coisa”!
    Infelizmente tenho que concordar… o Brasil precisa ser redescoberto… e as pessoas… “reinventadas”!!!
    Beijos.
    Aline.

  2. Rafael disse:

    Mas é por isso que nada funciona mesmo. O garçom só ficou revoltado porque não era ele que viajava. Quando a corrupção é a nosso favor, todo mundo gosta! Mas mesmo quando é no caso dos políticos, por exemplo, todo mundo reclama e ninguém faz nada.

    “Quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela” – alguém quem não sei quem é. D:

    • Tiago disse:

      É bem por aí mesmo, as pessoas até reclamam, mas como diz a música do Skank: ” A nossa indignação é uma mosca sem asas, não ultrapassa a janela de nossas casas.”
      Mas ainda acredito num Brasil melhor…

Deixe um comentário

