Comentários Aleatórios 2 (Túnel do tempo)

Não sei de quem é a idéia original de apresentar os países como aviõezinhos em pleno vôo. Tive contato com essa representação numa aula de Metodologia do Ensino multidisciplinar e acabei gostando tanto que a adotei imediatamente. Trata-se do esquema da foto. Os países do G7 são os aviões que estão puxando a fila, mais especificamente o avião dos EUA. Até algum tempo era a aeronave inglesa, mas hoje sem dúvida são os norte-americanos. Após eles, aproveitando o vácuo digamos assim, devemos entender que vêm todos os demais países mundiais, com exceção da China. O Brasil incluido, mas bem lá atrás… Trocando em miúdos, um determinado país determina o modelo de economia a ser adotado e os demais o seguem cegamente. Negociam sob os mesmos contratos, na mesma moeda, na mesma língua, compartilham a mesma cultura por assim dizer. Vão todos na mesma direção, teóricamente. Existe contudo esse outro avião enorme, que está indo em direção diversa dos demais. É a China. Com um crescimento espantoso no PIB que há anos ultrapassa os 10% a China tem tudo para puxar a fila logo mais. Pra falar bem a verdade, ela já poderia ser a dona do mundo. Por certo a revolução industrial não deveria ter ocorrido na Inglaterra e sim na China. A meu ver, naquela época os chineses já tinham a tecnologia necessária para promover a dita revolução, mas por diversos motivos, dos quais cito a cultura não-globalizante e a dominação exercida pelos conquistadores europeus nos anos 1800, esse processo de industrialização foi extinto. Contudo essa nova China quer se globalizar. Seus produtos invadiram o mundo! E eles ainda afirmam que nem entraram pra valer na América Latina… A China então é um avião em ascenção e voando em direção oposta as demais economias. E isso faz suscitar um debate antigo: SOCIALISMO x CAPITALISMO. Seria a China a prova de quê o melhor sistema é o comunismo? Mas afinal que sistema é o chinês? Capitalismo de estado? **************************************

Muita gente criticou as viagens do Lula. Mas vejam que bacana o que aconteceu outro dia. Ele visitou a China, visando estreitar relações econômicas, claro. E logo a seguir o presidente dos Estados Unidos resolveu baixar por aqui. Seria medo de perder um “aliado”… Acho que sim. Ninguém está disposto a perder nenhum mercado consumidor…

25/11/2007  (retirado do meu blog no GloboOnliners que será extinto nesse mês…)

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões. Belíssimas ocasiões, diga-se de passagem!
Esse post foi publicado em ARTIGOS e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s