Enchente em Guaramirim-SC

RELATO DE UM GUARAMIRENSE REVOLTADO

Há cerca de um mês fortes chuvas castigaram nossa cidade. Choveu um fim de semana inteiro. Como resultado principal as águas do rio subiram e invadiram a cidade. Houvesse sido construída uma rede de galerias esse problema poderia ter sido evitado, mas o que mas se pode esperar de uma administração que em oito anos de governo não fez absolutamente nada de concreto no sentido de levar saneamento básico para a população?

Como efeito secundário desabamentos ocorreram no munícipio e um deles chegou a ganhar destaque na mídia (CLIQUE AQUI). Mas houveram outros fatos isolados. No Bairro Corticeira por exemplo, uma rua lateral teve afundamento e sérias rachaduras, o que impossibilitou os moradores de saírem de casa.

afundamento da rua

afundamento da rua

Os moradores entraram em contato com a prefeitura no dia 10/11/2008 pedindo que a rua fosse “consertada”. A resposta que receberam foi que deviam esperar o tempo firmar novamente. Essa foto, tirada no dia 11/11/2008, prova que o tempo firmou. Na semana passada houve pelo menos três dias com sol forte e calor, tempo suficiente para a rua ter sido arrumada, contudo isso não aconteceu.

Ontem, 21/11/2008, voltou a chover forte e a rua que já corria o risco de sumir foi novamente castigada. Acredito que se a chuva prosseguir por mais dois dias, na próxima semana já não haverá rua para ser arrumada…

Esse post é só para lembrar os munícipes do descaso dessa administração. Espero que a próxima nao repita esses erros. O slogan do candidato eleito dizia que Gauarmirim queria mudanças e que essa hora havia chegado. É o que veremos. Espero não me decepcionar novamente…

Editado: Domingo, 23/11/2008 Não precisou chegar a segunda feira, hoje mesmo a rua caiu.

s5037960

s5037953

EDITADO: Segunda-feira, 24 de novembro de 2008.

A situação em toda a região é crítica. Na madrugada de hoje três casas foram soterradas em Jaraguá do Sul. Até a manhã dessa segunda, apenas 3 pessoas haviam sido resgatadas. Uma com vida e duas mortas. Acredita-se que cerca de 13 pessoas estavam nessas residências no momento do sinistro.

A chuva deu uma trégua nessa manhã, mas o terreno encharcado é propício para mais desastres. A defesa civil alerta para que as pessoas só saiam de casa em casos de extrema necessidade.

Mais informações aqui.

Anúncios

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em ARTIGOS e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Enchente em Guaramirim-SC

  1. salete borges disse:

    isso é uma vergonha!!!!!já morei em guaramirim..e sempre o mesmo discurso…esses politicos de merda, que naum fazem nada…só prometem….só vão fazer alguma coisa quando acontecer com seus familhares..seus amigos….até quando isso vai ficar assim….politicos unuteis…..sem carater….já estamos cansados disso……basta…..naum aguento mais…..

  2. salete borges disse:

    isso é uma vergonha!!!!!já morrei em guaramirim..e sempre o mesmo discurso…esses politicos de merda, que naum fazem nada…só prometem….só vão fazer alguma coisa quando acontecer com seus familhares..seus amigos….até quando isso vai ficar assim….politicos inuteis…..sem carater….já estamos cansados disso……basta…..naum aguento mais…..

  3. Marcos disse:

    Do meu ponto de vista,Guaramirim esta desse jeito, pelas pessoas que votaram nesses politicos.
    Não adianta apenas reclamar e sim fazer algo de novo.

    Abçss
    Marocs

  4. cassia disse:

    a verdade é que a muitos anos não havia mais enchente então entra e sai prefeito e nunca fazem nada morei a muitos anos em guaramirim hoje moro em sp mais meus 2 filhos ainda moram e sofrem com esse descaso ..terenos abandonados que alagam e a agua entra dentro das casas em guaramirim ! no bairro avai!pessoal ..vão na prefeitura ..exigam o respeito eles devem isso a vcs!!cobrem ..não deixem passar ..é natureza ..sim mais se alguem se mechesse antes das chuvas não ficaria tão grave a vida do pessoal que mora la .estou a 700 km e só posso rezar pelos meus parentes e filhos !!amargurada

  5. Michelle disse:

    Concordo com a parte em que vc cita sobre a falta de saneamento e sobre a administração da cidade (tá uma vergoheira, espero atitude do próximo prefeito)… mas apenas uma observação: Há muito tempo, principalmente no centro de Guaramirim tem tido esses alagamentos e não é por causa do rio (estou mal informada sobre a enchente dessa semana, me desculpe, apesar de saber que a causa da enchente em outros municípios foi por causa do rio), mas semanas atrás o rio não tinha transbordado e as ruas estavam alagadas devido ao esgoto… somente agora com muita chuva o estado se agravou, mas já nos anos anteriores qndo dava chuvas de verão a rua se alagava (eu presenciei) foi reclamado, visto mas qndo baixava a água tudo estava bem de novo (conformismo). A cidade já teve um mau planejamento e é preciso uma reforma geral. A água que desce dos morros pára nas ruas principais e como não há saída causa essa vergonheira.
    Ir trabalhar com sacos de lixo nas pernas não é fácil hehehe e o pior é estar uns 3 fds em casa ilhada…
    É preciso tomar uma atitude o qnto antes, pra outras famílias não perderem oq tanto lutaram pra conquistar.

  6. devenir disse:

    e o povo que constroi na beira dos morros, de quem é a culpa?
    e porque será que essas tragedias acontençe todos os anos em alguma parte do Brasil e varios lugares do mundo e ninguem senta pra discutir sobre o assunto, problemas da natureza?? será o efeito estufa??

  7. César disse:

    Ando acompanhar de fora(Portugal) esta situação e ando a ficar profundamente triste e chocado por ver diariamente pessoas a sofrer diariamente com essas enchentes.

    Realmente essas inundações, poderiam ter sido evitados, se tivesse havido uma rede de saneamento básica localizada em diversas vias da cidade, muitos prejuizos teriam sido evitados ( se a entidade responsável tivesse implementado o saneamento) e fora os transtornos e preocupações que tem causado aos seus habitantes

    A entidade responsável, que neste caso é a Prefeituta deveria ter em mente um plano de recuperação e aplicar de imediato uma solução rápida e eficaz, pois essas inundações podiam ter sido evitadas, e isso sim é o que deixa triste.

    Lá existe um velho ditado português:

    “Mais vale prevenir do que remediar”

    Infelizmente, não se preveniu.

    Um grande abraço ás pessoas que estão a sofrer e um voto grande de esperança.

    Atentamente,

    César.

  8. Oi tiago vc sabe quanto de chuvas almentou durante 60 anos em guaramirim?Se conseguir ter um grafico mostando a evolução das chavas contante em pouco tempo.

  9. andressa disse:

    Guaramirim é muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s