Domingo & LS Jack (Será que sou emo?)

2004. O ano em que completei o ensino médio. Parece que foi ontem, ao mesmo tempo parece que não sou o mesmo há séculos. Hoje em dia tudo mudou. As sociedades são mutáveis. Eu citei essa frase da Marilena Chaui na quinta-feira enquanto lecionava sociologia no terceiro ano. Eu acredito nisso. As sociedades são formadas por indíviduos. Eu sou um indivíduo e mudo, mudei. Assim, sociedades mudam mesmo!

No ano em que me formei eu detestava as bandas da época: CPM 22, LS Jack, The Calling, P.O.D., etc. Odiava as músiquinhas da hora que bombavam nas FMs. Sempre mudava de estação na hora dos hits do momento. Achava alguns colegas muito ridículos por curtirem tais bandas. Preferia ouvir os meus vinis pré-históricos…

Mas vejam como a vida é. Alguns dizem que o mundo dá voltas, outros que a vida é uma caixinha de surpresas. Posso não ter me surpreendido, mas meu domingo provou que o mundo ainda gira.

Acordei com uma canção na cabeça. Acho que isso já conteceu com quase todo mundo. Hoje aconteceu comigo. A princípio não sabia que música era. Só ouvia uma linha melódica que me soava conhecida, nada de letra, nem uma única frase, apenas a melodia.

Fui à igreja pela manhã. Enquanto ouvia o pastor falar sobre a jutificação pela fé fiquei ali sentado, tentando me concentrar, quase cochilando e de repente do nada me vem uma frase da música na cabeça. Vibrei. Fiquei eufórico e querendo que a reunião encerrasse pra vir pra casa e googlear o nome da canção. A frase era “me abraça, me aceita assim meu amor” e eu fiquei repetindo baixinho pra mim mesmo, a fim de não esquecer até chegar em casa. Aquele sermão demorou pra acabar. Que angústia.

E agora aqui estou. Descobri que a música era Amanhã não se sabe. Não a versão dos Titãs (seria mais do meu agrado) mas sim justamente a versão canções melosas do LS Jack. Só que estou ouvindo ela há duas horas e não consigo deixar de gostar. Sabe aquelas descobertas que você faz? Coisas que você já viu, mas nunca viu de verdade até o dia em que de fato vê. Me pergunto como eu detestava essa música? O que aconteceu pra ela se tornar tão gostosa hoje? Ela não mudou, eu sei. Logo quem mudou foi eu.

Outra pergunta que me vem à mente: o que me fez lembrar dela? Eu nunca a ouvi com gosto, sempre forçadamente e criticando. O que levou meu cérebro a recordar dela justo hoje? E por que ela está causando tanta impressão em mim?

Poxa! Eu lembrei de tanta coisa nessas últimas duas horas; amigos da escola (por onde andarão? Será que mudaram? Será que ainda lembram de mim? Será que tem algum deles pensando na gente como eu estou agora também?), do bairro em que morava naquela época, dos poemas que eu escrevia, das paqueras, da minha timidez, da minha miopia (ainda era leve…), dos meus sonhos, dos meus medos (coisas que pareciam problemas tão grandes; e hoje vejo que não eram nada disso). Lembrei de tanta coisa.

Qual terá sido o propósito disso? Será que há alguma Entidade Superior determinando as lembranças nossas de cada dia? Bem que Freud poderia explicar isso hein?

Eu fiquei diferente ao lembrar de uma música. Sim. O que estou sendo agora não é o que eu vinha sendo. Uma música pode provocar tudo isso? Esse sentimento de nostalgia, essa melancolia toda? Eu não sei… De onde vem essa tristeza? Essa vontade de chorar? O que tá acontecendo comigo?

Ai. Pior, o que ainda vai acontecer comigo? Eu não gostava de NX Zero, nem Fresno, nem essas coisas de Vanguart, muito menos música eletrônica. E hoje eu já não sinto nada. Parece que tudo é capaz de me sensibilizar. Tudo me arrasta às lágrimas…

Quatro anos. Eu mudei. Isso é assustador. E eu não sei onde isso vai parar. O que está se passando aqui dentro de mim? Será que sou emo?

Nada sei, mas se sou emo, não sou poser. Até por que talvez ser alguma coisa vai além do visual. É mais uma coisa de ideologia, ou ainda, uma coisa que tem a ver com o Espiríto.

Então, se for assim posso gritar: Sou o emo puro, um emo que não escolheu ser o que é!

Não sei se isso é bom ou é pior.

Eu tenho cara de emo?

Eu tenho cara de emo?

Como as folhas, como o vento
Até onde vai dar o firmamento
Toda hora enquanto é tempo
Vivo aqui neste momento

Hoje aqui, amanhã não se sabe
Vivo agora antes que o dia acabe
Neste instante, nunca é tarde
Mal começou e eu já estou com saudade

Me abraça, me aceita
Me aceita assim meu amor
Me abraça, me beija
Me aceita assim como eu sou
Me deixa ser o que for

Como as ondas com a maré
Até onde não vai dar mais pé
Este instante tal qual é
Vivo aqui e seja o que Deus quiser

Hoje aqui não importa pra onde vamos
Vivo agora, não tenho outros planos
É tão fácil viver sonhando
Enquanto isso a vida vai passando

Me abraça, me aceita
Me aceita assim meu amor
Me abraça, me beija
Me aceita assim como eu sou
Me deixa ser o que for
Me abraça, me aceita
Me aceita assim meu amor
Me abraça, me beija
Me aceita assim como eu sou
Me deixa ser o que for

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões. Belíssimas ocasiões, diga-se de passagem!
Esse post foi publicado em PROSA e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Domingo & LS Jack (Será que sou emo?)

  1. Adri.n disse:

    Na minha primeira aula de cursinho, uma futura grande amiga disse que olhou para mim e teve a certeza que eu era meio zen ou budista. Estranhei o comentário, mas por curiosidade começei a investigar e me descobri meio assim. Na faculdade meu amigão me dizia que eu tinha cara de hippe e após o estranhamento descobri que tenho um pouco deles também. Dia desses meus alunos me disseram que eu tenho perfil de emo, por eles serem ainda um pouco imaturos tenho esperança de que eles se confundiram, mas por via das dúvidas melhor naum investigar (já sei que eles tem uma forte influencia dos desenhos niponicos). Se eu for, que eu naum saiba… 😛
    Você tem a coragem de tentar descobrir ? pílula vermelha ou azul? rsrs

  2. keity disse:

    não sei se você é emo mais que você é bonito a se é.

  3. Lila disse:

    Respondendo a pergunta… não tu não tem cara de EMO na fotto, e outra coisa, se aquele da fotto de óculos és tu, concerteza NÃO ÉS EMO! És muito lindo pra ser emo… 😉 beijus

    • Rebecca disse:

      O de oculos não é ele , aquele é o dono do site ;s coisas diferente , aquele é professor de 20 e poucos anos slá rs’

  4. jesuscristohumano disse:

    Obrigado pelo “bonito” meninas…
    Na real eu nem tinha me ligado nisso, mas os emo são mesmo bem esquisitos né? hehe

    Beijão.

  5. Parabéns Pela História Amigo, Me Amarro em Ls Jack Desde Meus 12 Anos de Idade, Fiz 20 a 1 Semana Atrás. E Gosto de NX Zero, Muito Eletrônica e não sou EMO. EMO nem sempre é ruím, só é ruím aqueles que se Tornam EMOs por Revolta, ai sim esses são bem esquisitos, rsrsrs…
    Abraços…Felicidades. Tenha Um Próspero Ano Novo com Muito LS Jack nos Ouvidos e Muita Consciência na Kabeça!!!

  6. nanda disse:

    vc é muito bonito p ser emo…..
    kkkkkkkkkkkk

  7. Giih disse:

    kkk….o bom e q tuh naum se torno emo por revolta aconteseu anturalmentih iiii naum viro poser kara….fika tranquilo o ruim e só quando vsê entra em depressão e tenta se matar….=/

  8. sunny disse:

    Sim vvc tem cara de emo mas nao necessariomente é ne?

    e nossa isso acontece comigo o tempo todo (com relação as musicas) e do LS jack eu amo a musica “A carta” e maravilhosa mas tb nao gostava muito no começo

    beijos e muitoa sorte e continue na igraja tah?

  9. Hayley disse:

    N@0 Ez Emº…

  10. kelly disse:

    vc pra falar a verdade tem sim um ladinho emo

    bjs♥

  11. Esta será una excelente página web, podría estar interesado en hacer una entrevista sobre cómo se creó? Si me lo e-mail!

Deixe um comentário

